Notícias até 30/07/2012

30 de setembro de 2011 - 09h30

Presidente do TSE vai a Rondônia acompanhar recadastramento biométrico



Cadastramento biométrico - "Kit Bio"

Nesta sexta-feira (30), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, visitará o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), com sede em Porto Velho, para acompanhar os trabalhos de recadastramento biométrico e conhecer as ações da corte rondoniense voltadas à acessibilidade.

Às 16h, o presidente do TSE conhecerá a Central do Eleitor de Rondônia e, logo em seguida, às 16h30, participará do encerramento do II Encontro em Prol da Acessibilidade e do Meio Ambiente da Justiça Eleitoral do Estado.

No final da visita, o ministro Lewandowski será condecorado com a outorga da Medalha do Mérito Eleitoral, a mais alta homenagem ofertada pelo TRE-RO.  A cerimônia de condecoração acontecerá às 18h, no plenário do Tribunal rondoniense.

Revisão eleitoral em Rondônia

Rondônia é um dos cinco estados nos quais a revisão eleitoral obrigatória foi aprovada neste semestre pelo TSE, por meio de dois provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral. O objetivo do recadastramento biométrico é habilitar os eleitores brasileiros a votarem nas urnas eletrônicas após serem identificados por meio de suas impressões digitais.

Em Rondônia, serão contemplados com a medida os eleitores dos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Castanheiras. Para realizar o recadastramento, o TRE-RO receberá suporte logístico e de material do TSE.

Recadastramento biométrico

Além dos quatro municípios de Rondônia, outras 16 cidades dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins integram a segunda fase da segunda etapa do programa de identificação biométrica do eleitorado, alcançand um total de 800 mil eleitores.

A revisão eleitoral para identificação biométrica já está ocorrendo, desde o primeiro semestre, em todos os municípios de Alagoas e de Sergipe, nas capitais Curitiba-PR e Goiânia-GO, nos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva e em seis cidades pernambucanas: Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência. Juntos, esses locais somam cerca de 6,5 milhões de eleitores.

A tecnologia, que garante mais segurança na identificação do eleitor, já foi usada com sucesso no pleito de 2008, em experiência piloto em três municípios, e nas eleições de 2010, na primeira etapa do projeto, quando alcançou 1,1 milhão de pessoas.

A expectativa do TSE é que, nas eleições gerais de 2018, todos os eleitores do país possam ser identificados biometricamente na hora de votar.

Brasil Eleitor

Clique aqui para assistir à matéria do programa Brasil Eleitor sobre as ações de acessibilidade do TRE-RO. O programa vai ao ar no sábado (1º), às 8h, pela TV Cultura, e no domingo (2), às 20h30, pela TV Justiça.

Mais informações sobre a biometria e o recadastramento biométrico de eleitores podem ser obtidas no site www.tse.jus.br/biometria.

AR/LC

 

Imprimir     Enviar por e-mail

Buscar Noticias

Digite as palavras-chave para localizar a reportagem:


e | ou | não | prox | mesmo
Período em que foi veiculada de:  a       
Ex:16/12/2008
Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF − 70070−600 − Tel.: 61 3030−7000
Protocolo Administrativo: sala V−101, fax: 61 3030−9850
Protocolo Judiciário: sala V−504, fax: 61 3030-9951